Estratégias de Implementação de IAM

Estratégias de Implementação de IAM
O gerenciamento de identidade e acesso (IAM) é a prática de garantir que pessoas e entidades com identidades digitais tenham o nível certo de acesso aos recursos empresariais, como redes e bancos de dados. As funções de usuário e os privilégios de acesso são definidos e gerenciados por meio de um sistema IAM.
Uma solução IAM permite que os administradores de TI gerenciem de forma segura e eficaz as identidades digitais dos usuários e os privilégios de acesso relacionados. Com o IAM, os administradores podem configurar e modificar funções de usuários, rastrear e relatar atividades de usuários e aplicar políticas de conformidade corporativa e regulatória para proteger a segurança e a privacidade dos dados.
O que é uma identidade digital?
Uma identidade digital é uma fonte central de verdade no gerenciamento de identidade e acesso. Refere-se às credenciais que um usuário precisa para obter acesso a recursos online ou em uma rede corporativa. As soluções IAM combinam essas credenciais, conhecidas como fatores de autenticação, com usuários ou entidades que solicitam acesso a aplicativos, principalmente no nível da Camada 7. Os fatores ajudam a verificar se os usuários são quem dizem ser.
Três dos fatores de autenticação mais comumente usados são:
- Algo que o usuário conhece: Como uma senha.
- Algo que o usuário possui: Como um smartphone.
- Algo que o usuário é: Uma propriedade física, como uma impressão digital.
Com um sistema IAM, as empresas podem aplicar as mesmas políticas de segurança em toda a empresa. O uso de ferramentas como uma solução NAC permite restringir quais usuários podem acessar recursos e quando. Isso ajuda a reduzir enormemente a chance de pessoas não autorizadas verem - ou usarem indevidamente, acidental ou intencionalmente - dados confidenciais.
Os sistemas são projetados para permitir ou bloquear o acesso a dados e aplicativos protegidos, restringir o acesso à plataforma, evitar a transmissão de dados confidenciais e fornecer relatórios. Soluções IAM mais sofisticadas permitem que as empresas obtenham permissões ainda mais granulares.
Ferramentas e métodos IAM incluem autenticação multifator (MFA), logon único (SSO), federação e RBAC e confiança zero, que ajudam a garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso aos recursos necessários.
Quatro passos para implementação de IAM
Passo 1: Avalie as necessidades atuais e futuras
Antes de investir em um sistema IAM, avalie as necessidades da sua empresa e projete o que poderá precisar. Considere os requisitos de infraestrutura de TI e os recursos da solução IAM, garantindo que ela possa crescer junto com o seu negócio. Defina claramente os objetivos e expectativas para a implementação do IAM.
Passo 2: Verifique a compatibilidade e conformidade
Confirme que a solução IAM escolhida é compatível com seus sistemas operacionais atuais, aplicativos de terceiros e servidores web. Crie uma lista de todos os aplicativos que precisam ser integrados ao IAM para que nada seja esquecido. Certifique-se de que a solução IAM atenda aos requisitos regulamentares locais e federais aplicáveis, melhorando a conformidade sem criar novos riscos.
Passo 3: Gerencie a mudança
Implemente de forma gradual, começando por determinadas áreas do negócio antes de expandir para toda a organização. Isso ajuda a identificar e resolver problemas iniciais sem grandes interrupções. Envolva todas as principais partes interessadas desde o início para garantir adesão e prepare um plano de comunicação e treinamento para que todos os usuários entendam as mudanças e saibam como usar as novas ferramentas de IAM.
Passo 4: Defina e acompanhe as principais métricas
Monitore a eficácia da sua solução definindo e acompanhando métricas-chave. Gere relatórios regulares sobre o tempo necessário para provisionar novos usuários, o número de redefinições de senha e o número de possíveis violações de SoD. Use esses insights para ajustar e otimizar continuamente o sistema IAM, garantindo que ele continue a atender às necessidades de segurança e conformidade da sua empresa.
Com os benefícios de segurança aprimorada, maior produtividade dos funcionários e redução de custos de TI, as estratégias de IAM bem implementadas podem transformar a forma como as organizações gerenciam o acesso e protegem seus dados.
Fique atualizado com dicas, insights e melhores práticas que ajudarão sua empresa a navegar pelo complexo mundo do GRC, através do nosso blog: vennx.com.br
Posts Relacionados
Informação de valor para construir o seu negócio.
Leia as últimas notícias em nosso blog.

Ilusão de Conhecimento em IA: Como Blindar a Governança Corporativa com GRC e Tecnologia
Como GRC, IA e automação blindam sua empresa e fazem compliance virar diferencial competitivo.